O QUE É FACEBOOK ADS E COMO ELE PODE OTIMIZAR MEUS RESULTADOS?
24 de julho de 2017
COMO DIFERENCIAR MINHA MARCA NO MERCADO E ATRAIR NOVOS CLIENTES?
10 de agosto de 2017
Exibir tudo

VOCÊ SABE O QUE É ROI? ENTENDA COMO CALCULAR ESSA MÉTRICA.

No mundo digital, a facilidade de mensuração dos resultados é uma grande vantagem para quem trabalha na área de comunicação e marketing. Afinal, quem não quer saber quais ações estão dando os melhores resultados para o seu negócio?

Nesse contexto surge a conhecida sigla em inglês ROI, que significa Return on Investment. Por meio do indicador Retorno sobre Investimento, uma empresa toma conhecimento do dinheiro que está ganhando ou perdendo em cada investimento feito.

É possível calcular o ROI para diferentes estratégias, como ROI de e-mail marketing, ROI de SEO ou ROI de marketing de conteúdo.

Acompanhe este post para aprender o que é ROI e como calculá-lo. Vamos lá?

O que é ROI?

ROI é uma métrica que costuma ser usada para medir o resultado de determinada ação de marketing. Ele já vem sendo utilizado no marketing tradicional há muito tempo, mas ganhou ainda mais força no mundo digital diante da facilidade de rastreamento dos dados.

Na sua empresa você planeja e desenvolve estratégias, certo? Mas sabe dizer quais delas impactaram de maneira positiva, negativa ou neutra nas suas atividades?

Muitas vezes a correria do dia a dia leva os profissionais a deixarem o monitoramento em segundo plano, lembrando-se dele apenas quando há um problema que demande um relatório detalhado dos investimentos.

Por que é importante acompanhá-lo?

A vantagem de acompanhar constantemente o ROI de suas ações de marketing é ter em mãos números confiáveis para poder planejar quais objetivos devem ser alcançados pela sua organização em determinado período.

Dessa forma, o relatório que você produz ganha mais qualidade — se puder ser uma ferramenta útil para direcionar os passos da empresa.

E, claro, vale mencionar que o ROI é apenas um dos indicadores de desempenho a serem monitorados. Outros KPIs (em inglês, Key Performance Indicators) como taxa de conversão, custo por lead (CPL) e ticket médio podem e devem ser utilizados por você para embasar seu planejamento.

Como faço para calculá-lo?

O cálculo do ROI pode ser feito usando a fórmula abaixo:

ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

No entanto, é preciso estar atento ao fato de que o lucro não é o ganho total em vendas. Ele é a margem de ganho sobre cada venda.

Quer um exemplo? Imagine que sua empresa investiu R$ 50 mil e faturou R$ 200 mil.

ROI = (200.000 – 50.000) / 50.000

ROI = 3

Logo, o seu Retorno sobre Investimento foi de 3 vezes o valor inicial. Para calcular o número em porcentagem, basta multiplicá-lo por 100.

Agora que você já sabe o que é ROI e como calculá-lo, que tal passar a utilizar essa métrica no seu dia a dia? Você poderá extrair insights importantes para avaliar suas estratégias. Aí, basta investir no que está dando certo e ajustar o que não tem funcionado como o esperado!

Caso queira contar com profissionais com experiência na área, contrate uma agência digital especializada. Você não vai se arrepender!

Conseguiu entender o que é ROI? Então aproveite a visita para assinar nossa newsletter e começar a receber conteúdos como este na sua caixa de entrada!

Comentários