ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO DESIGN DE EMBALAGEM PARA E-COMMERCE
8 de maio de 2017
5 ERROS DE TIPOGRAFIA QUE VOCÊ DEVE EVITAR
15 de maio de 2017
Exibir tudo

5 DICAS DE DESIGN PARA CRIAR UM LOGO PERFEITO

Parte fundamental da identidade visual de uma empresa, o logotipo possui um papel importante na identificação entre pessoas e marca. É ele quem dá a “cara” da organização para o público, e é por esse motivo que devemos tomar alguns cuidados ao criar um logo.

O ideal é que o logotipo da sua empresa seja desenvolvido por profissionais qualificados e especialistas em design ou desenvolvimento gráfico. No entanto, é importante que você também tenha conhecimentos básicos nestas áreas para acompanhar o trabalho da agência ou profissional que estiver desenvolvendo o seu logo, direcionando-os quanto ao que está sendo apresentado.

Pensando nisso, elaboramos 5 dicas que devem ser seguidas para a criação do logo perfeito. Confira a seguir!

1. Pesquisa de ideias

Muitas pessoas têm a falsa ideia de que observar os logotipos de empresas concorrentes ou até mesmo de outros segmentos é errado ou representa a falta de criatividade. Isso precisa ser revisto, pois é justamente ao observar os logotipos de outras marcas que você entenderá melhor a estratégia utilizada no seu desenvolvimento e o que ele representa para quem o visualiza.

Assim, entender o desenvolvimento do logotipo e as estratégias de marketing de outras empresas de modo geral auxilia no desenvolvimento dos trabalhos da sua própria empresa.

2. Faça um estudo de cores

As cores que irão compor o seu logo são parte importante da identidade visual. É necessário que seja feito um estudo para que as cores escolhidas para compor o logotipo sejam harmoniosas entre si e passem uma ideia específica para o público.

Uma ideia interessante é o desenvolvimento de um estudo baseado na psicodinâmica das cores, que parte do pressuposto de que cada cor atua de forma diferente em nosso cérebro quando é visualizada.

De acordo com essa teoria, o vermelho e o amarelo despertam a fome e é por isso que tais cores são muito utilizadas em embalagens de alimentos e em redes de fast-food, por exemplo.

3. Escolha a tipografia adequada

Assim como as cores, a tipografia escolhida para o logotipo também deve receber uma atenção especial do designer. Pode-se realizar um estudo para saber se no logotipo cabe melhor uma fonte com ou sem serifa, a título de exemplo.

Vale ressaltar também a importância de escolher uma fonte pouco utilizada ou mesmo desenvolvida exclusivamente para o projeto. Isso evita que a fonte do seu logotipo seja a mesma utilizada por outras empresas, o que pode passar a ideia de pouco profissionalismo para o público consumidor.

4. Escolha a modalidade do logotipo

Um logotipo pode ser composto por tipografia e símbolo, apenas por tipografia ou apenas por um símbolo que remeta à marca. A Nike, por exemplo, adota apenas um símbolo como logo, enquanto a Coca-Cola possui apenas tipografia.

É necessário pesquisar o seu mercado e público para escolher a modalidade que mais lhe agrada.

5. Faça esboços em papel

Antes de começar a criação do logotipo nos softwares de edição e criação de imagens, fazer um esboço em papel pode ser uma ideia interessante. Com o logo desenhado à mão, podemos ter uma ideia preliminar daquilo que será a identidade visual da empresa.

Agora que você já sabe alguns detalhes essenciais para criar um logo, ficou muito mais fácil acompanhar esse trabalho, não é mesmo? Agora, que tal continuar aprendendo sobre design, marketing e comunicação? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe outras dicas como essa na sua linha do tempo!

Comentários