5 TÉCNICAS PARA AUMENTAR O ENGAJAMENTO NA SUA PÁGINA DO FACEBOOK
28 de março de 2017
4 DICAS SOBRE LOCAL MARKETING NO INSTAGRAM!
7 de abril de 2017
Exibir tudo

QUANDO É HORA DE CONSIDERAR UM REDESIGN DE MARCA PARA SUA EMPRESA?

Você já parou para pensar em quanto uma marca é determinante para a sua percepção dos produtos e serviços de uma empresa?

A Apple, minimalista, parece se comunicar com todos facilmente e de maneira fluida — valores ideais para a hiperconectividade em que vivemos. Já a Alienware faz questão de dizer que é voltada para um público bem segmentado: afinal, que professor ou médico se preocuparia em comprar um computador com um alien no logotipo?

Mas se a marca é tão importante para a percepção que o público, quando e como é preciso considerar mudanças? Se você está pensando em fazer um redesign de marca, esse post é para você! Acompanhe:

Quando considerar o redesign de marca?

O redesign de marca é utilizado quando a empresa sente necessidade de revitalizar a marca. O projeto irá propor uma mudança de atitude em relação a ela ou uma atualização que represente as mudanças na atividade da empresa.

Esse processo também é proposto quando uma marca já está há muito tempo no mercado e suas representações visuais não condizem com as tendências da atualidade.

Antes de optar pelo redesign, é preciso considerar que as pessoas levam um tempo para fazer uma conexão entre a logo, o produto e a empresa. Por isso, você não deve mudar a marca de uma empresa simplesmente porque “deu na telha”: a opção pela mudança deve ser uma acordo entre todos os setores da empresa e servir a um propósito!

Quais cuidados devem tomados no processo de redesign da marca?

Melhorar a legibilidade e buscar a simplicidade são regras de ouro no redesign de uma marca. O clássico exemplo da Apple mostra que a missão é possível e melhora a comunicação da empresa quando aliada ao branding certo. Mas há ainda outras precauções. Veja quais são elas:

Converse com tendências mas mantenha a tradição

O redesign é uma mudança radical na cultura de uma empresa, mas não deve romper com tudo o que já foi construído até então. O exemplo da tradicional marca de enlatados espanhola Espinaler é perfeito para entendermos isso.

Fundada em 1896, a Espinaler é uma empresa familiar que comercializa enlatados em shoppings gourmets e algumas tabernas. Porém, o antigo logo da empresa era um peixinho envelhecido, de ares mórbidos (exatamente esse aqui). Era importante que ele mantivesse as espinhas aparentes, já que o nome remete às espinhas do peixe e à estrutura familiar da empresa.

Por isso, os profissionais encarregados deram um ar mais vivaz para o peixinho, que agora está mais disposto a vender a Espinaler para os espanhóis. Os produtos da marca abraçaram uma nova tipografia e um design de embalagens mais minimalista, mas sem esquecer do que tanto marcava a empresa.

Pense na funcionalidade

O design vai muito além da estética: ele fornece soluções. Portanto, assim como em qualquer atividade da área, é preciso pensar na funcionalidade da nova identidade visual. A beleza de um projeto é resultado de uma construção de repertório, que fixe referências na mente do usuário.

Acompanhar as tendências é muito importante, mas ainda mais essencial é fazer com que a visualidade de um projeto esteja diretamente ligada com o seu contexto e o seu conceito. Lembre-se que tendências passam, mas a sua marca deve permanecer e ficar pronta para enfrentar mudanças no mercado.

Prepare-se para o estranhamento da audiência

Como dissemos acima, especialmente para empresas mais antigas e com um branding bem consistente, as mudanças no projeto podem causar estranhamento — e isso é natural. Afinal, para receber e se adequar ao novo, a mente humana sufoca os elementos visuais aos quais estava habituado.

Faça uma campanha para anunciar as mudanças na identidade visual da sua companhia e ofereça condições especiais para que seus clientes se sintam estimulados a entrar nas lojas e entrar em contato com as novas experiências de marca.

Gostou das nossas dicas sobre redesign de marca e quer mais soluções para melhorar a presença digital da sua empresa? Converse com um de nossos atendentes e descubra como podemos ajudar você a realizar esse projeto!

Comentários