5 DICAS DE DESIGN PARA CRIAR UM LOGO PERFEITO
12 de maio de 2017
COMO O CALL TRACKING PODE AJUDAR A MENSURAR RESULTADOS EM CAMPANHAS?
22 de maio de 2017
Exibir tudo

5 ERROS DE TIPOGRAFIA QUE VOCÊ DEVE EVITAR

Você já teve dificuldade para entender um texto, ou se deparou com aquele incômodo na hora de ler uma peça publicitária? Nem a melhor campanha de marketing do mundo é capaz de atingir seu público se o conteúdo está apresentado de forma errada.

A apresentação de um texto em qualquer formato é quase uma ciência exata. Por isso, é importante entender alguns conceitos e evitar erros de tipografia para encantar seu público.

Veja 5 das principais falhas que você não pode cometer:

1. Criar corpos de texto com medidas inadequadas

Os maiores erros de tipografia em qualquer peça de marketing tem a ver com medidas. Como o principal objetivo nesse caso é entregar uma informação de forma rápida e objetiva, é preciso muito cuidado para não errar nesses itens:

Cumprimento da linha

Criar linhas de texto muito longas cansam o olhar do leitor, enquanto as muito curtas atrapalham a fluidez da leitura. Uma dica para não errar nessa hora é fazer leituras de teste com várias pessoas e perguntar se elas tiveram algum problema em entender o conteúdo.

Espaço entrelinhas

Também chamado de leading, esse espaço é fundamental para a legibilidade de textos mais extensos. Criar linhas muito juntas atrapalha o fluxo de leitura, enquanto as muito distantes tornam o texto desconexo.

É muito importante imprimir cada peça e testar seu leading em vários tamanhos e distâncias de leitura.

Tracking e kerning

O tracking dita o espaçamento entre um conjunto de letras, e é muito comum que peças publicitárias espremam esse espaço para forçar uma linha menor. Caso você se encontre nessa situação, prefira adequar o layout da peça ao texto.

Já o kerning trata individualmente do espaço entre duas letras específicas. Muito importante em textos display e logos, um kerning equivocado pode criar incômodos visuais e desbalanço gráfico.

2. Usar muitas fontes ou não se preocupar com as combinações

Livros não costumam ter esse problema, mas no marketing é comum trabalhar com várias fontes, tamanhos e pesos diferentes para criar um layout atrativo e priorizar informações.

O maior erro aqui é pecar pelo excesso. Muitas fontes misturadas confundem e atrapalham o entendimento do público, principalmente combinando famílias muito diferentes.

A opinião de um designer geralmente é recomendada nesse caso para garantir uma harmonia entre todos os elementos gráficos.

3. Aplicar cores conflitantes

Imagine um texto roxo em um fundo amarelo e vermelho. Deu dor de cabeça só de pensar, não é? Pois errar na combinação das cores cria um efeito muito negativo no público. No mínimo, o leitor não consegue ler ou, pior, sai incomodado com a peça.

Tente sempre adequar as cores para que o texto se sobressaia, com contraste o suficiente, mas sem que os tons briguem entre si.

4. Alinhar o texto erroneamente

Alinhar corpos de texto grandes de forma centralizada é um convite para que o leitor desista na terceira linha. Guarde os alinhamentos mais ousados para poucas palavras e aposte sempre nos textos longos à direita ou justificados.

5. Não usar fontes serifadas em textos longos

Outro problema de corpos de texto densos, com muitas linhas, é a escolha errada da fonte. Primeiro, use fontes de leitura. Nada de desenhos rebuscados que cansem o olhar do público.

Se possível, aposte nas fontes serifadas, aquelas com terminações nas pontas como a famosa Times New Roman. Pode parecer besteira, mas essas pequenas linhas criam no nosso cérebro a sensação de texto corrido e ajudam muito em leituras longas.

É muito fácil errar na hora de aplicar tipografia em uma peça de marketing, por isso é importante ter atenção e, se possível, contar com ajuda especializada. Tenha em mente que erros de tipografia podem atrapalhar ou até desperdiçar completamente uma campanha bem feita!

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre como traduzir as suas ideias para peças gráficas incríveis? Curta a nossa página no Facebook e descubra outras estratégias para encantar seu público!

Comentários